Últimas Notícias


Como fugir de golpes ao comprar um imóvel

publicado por Grupo Lírios  |   postado em 29 de novembro de 2019


BlogStory-Site---Lirios-04

Sabemos que a compra de um imóvel é um momento muito especial para qualquer pessoa. Atualmente, não é difícil encontrar um lote por um valor acessível e com as famosas “condições imperdíveis”. Mas, é nesse tipo de oferta que você precisa abrir bem os olhos, pois, toda a sua alegria por adquirir um terreno pode ser comprometida. Por isso, preparamos um artigo especial com dicas para você identificar possíveis golpes e oportunismos e ficar longe deles. Fique atento!

 

Desconfie de valores abaixo do mercado

Esse primeiro tópico é fundamental para não cair em um golpe. Durante a pesquisa, você acaba tendo uma noção do valor médio do mercado. Então, ao encontrar alguma oferta muito abaixo do valor, desconfie! As chances de ser um golpe são altas! Quando suspeitar de algum valor, chame um corretor de confiança para fazer uma avaliação.

 

Verifique o CRECI do corretor e da imobiliária

Achou um terreno que condiz com as suas vontades? Então pesquise sobre o corretor e a imobiliária. Para fazer isso, basta acessar o site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu estado e verificar os dados do profissional que você escolheu ou da imobiliária. Essa medida é simples, mas faz toda a diferença.

Ao realizar esse tipo de pesquisa, você dificilmente cairá em um possível golpe.

 

Visite o local antes de fechar a compra

Outro golpe bastante conhecido é a venda de um lote que não corresponde aos documentos apresentados pelo vendedor ou até mesmo de um local que não existe. Para não cair nessa, visite o ambiente e torça para que os dados das certidões sejam compatíveis com o que você adquiriu no cartório.

Caso haja alguma discordância, por menos que seja, a compra do terreno pode estar comprometida.

 

Vá ao cartório para não cair em golpes na compra

Como sabemos, diversos golpistas usam a tecnologia ao seu favor, e com isso, um documento falso fica muito parecido com um original. Sendo assim, vá ao cartório e solicite as certidões, essa é a melhor maneira para verificar se os documentos apresentados pelo vendedor são legítimos.

No cartório, solicite também a certidão negativa sobre ônus referente ao imóvel do seu interesse antes de fechar negócio. Essa certidão garante que não haja débitos.

 

Confira as leis municipais sobre o uso do terreno

Um tipo de golpe comum que ocorre bastante é a venda de um lote que não está adequado para os fins de uso do novo comprador.

Por isso, antes de comprar um terreno, cheque se ele está de acordo com o tipo de construção que você deseja fazer. Para isso, vá a prefeitura é confira o regulamento municipal. Ela é obrigada a conceder este tipo de informação sobre a lei local de zoneamento.

Em casos de loteamentos que ainda não estão prontos, é necessário checar se a empresa tem os alvarás e licenças necessárias ao desenvolvimento da obra. Neste caso, a empresa que comercializa o loteamento é responsável por trazer energia, esgoto, captação de áreas fluviais, asfalto, guias e sarjetas para o condomínio. Sem essa infraestrutura, é improvável que haja grande valorização das terras.

 

Registre o imóvel assim que concluir a compra

Não é de hoje que algumas pessoas vendam um lote para mais de um comprador. Neste caso, o proprietário legal é aquele que registrar primeiro o terreno. Ou seja, assim que assinar os documentos de compra, vá direto a um cartório.

Apesar do alto custo dessa transação, ela é indispensável para a segurança do bem que você está adquirindo.

 

Como sabemos, os golpes estão aí, e o pior, cada vez mais comuns no mercado, o que dificulta a transação de quem quer fazer um negócio limpo e transparente. Mas agora que você já sabe como evitar essas enrascadas, que tal fazer o melhor investimento da sua vida?

A Lírios Imobiliária conta com lotes, casas, loteamentos e diversos tipos de empreendimentos, todos eles feitos para você que busca o melhor investimento em quesito imobiliário.


Deixe uma resposta