Últimas Notícias


Financiamento CAIXA: Compra de terreno + Construção

publicado por Grupo Lírios  |   postado em 3 de novembro de 2019


financiamento da caixa

Se você está pensando em fazer um financiamento imobiliário, fique tranquilo, ele não é um bicho de 7 cabeças, mas sem o devido acompanhamento, ele pode se tornar…

Por isso, para lhe auxiliar, criamos este artigo para sanar a maioria das suas dúvidas em relação ao financiamento para compra de terreno e construção.

Então se você quer saber como agir de forma simples, direta e efetiva, continue lendo este artigo. Ele lhe dará uma ótima orientação de como iniciar o caminho para realizar a compra da sua casa própria.

 

O que é o Financiamento da Caixa para aquisição de terreno e construção?

Esse tipo de financiamento ajuda você a comprar o seu terreno e construir sua moradia. A grande vantagem deste financiamento é que você pode usar o seu FGTS como parte do pagamento. Este serviço é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.

Caso você esteja querendo saber mais, é só utilizar o simulador que tem no site da Caixa Econômica. Ele indica quais as melhores opções de acordo com o seu perfil e orienta você na decisão para escolher o melhor financiamento. Basta ver qual se encaixa com o seu padrão e iniciar a conquista da casa própria!

 

Quem pode fazer o financiamento?

Antes de falarmos quem pode fazer o financiamento, nossa pergunta é: qual a sua capacidade para este financiamento? Com base nessa informação, você pode obter a real resposta através da simulação feita pelo site da Caixa Econômica.

Ao usar o simulador da Caixa Econômica você deve responder um questionário para gerar o valor máximo de crédito possível para a aquisição do imóvel. Essas informações deverão estar corretas, pois determinarão o seu potencial financeiro para se comprometer com o crédito imobiliário.

Os critérios para a obtenção de financiamento imobiliário junto à Caixa Econômica são:

– Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;

– Ser brasileiro ou possuir visto permanente no país;

– Possuir capacidade civil e de pagamento;

– O seu nome não pode estar em cadastros de devedores, como SERASA;

– A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;

– A garantia do financiamento é a alienação fiduciária do imóvel, ou seja, o imóvel é dado como garantia de pagamento ao financiamento feito com a CAIXA. Em caso de inadimplência, a CAIXA pode tomar o imóvel para quitar o saldo devedor.

 

Como falamos anteriormente, você poderá usar o seu FGTS como parte do pagamento e poderá financiar até 90% do valor do terreno, para pagar em até 35 anos. Também é muito importante ressaltar que depois de iniciado o processo de financiamento, não existe possibilidade de uma pausa, você poderá desistir, mas o valor investido não será ressarcido.

 

Encontrando o imóvel ideal

Neste tópico, já vamos supor que o seu financiamento foi aprovado. Ao chegar nessa etapa, procure a ajuda de um corretor habilitado e dê início ao processo de busca de um terreno, dentro dos critérios estabelecidos previamente pelo seu perfil – limite de valor, localização, entre outros –.  Para não haver contratempos, pesquise sobre o profissional para obter boas referências.

Ao concluir toda a documentação, e ao assinar o contrato, você deve decidir se contratará uma empresa que será responsável pela construção ou se você mesmo administrará a contratação de mão de obra e compra dos materiais.

 

Como funciona o repasse de dinheiro da CAIXA no processo da construção e aquisição do lote?

Após definir os processos que citamos acima e tudo estando ok, a liberação do dinheiro ocorre da seguinte maneira:

1º) à vista: pagamento do dinheiro do terreno diretamente na conta do vendedor;

2º) 1º parcela: pagamento da primeira parcela do financiamento da construção quando a primeira etapa estabelecida pelo seu engenheiro estiver concluída;

3º) 2º parcela: da mesma forma da 2º;

4º) 3º parcela: da mesma forma da 3º.

Caso a sua obra necessite de mais de 03 etapas (meses de obra) ela terá mais parcelas.

 

Após conferir esses processos e etapas, que tal fazer uma visita a Lírios Imobiliária e conhecer nossas opções de lotes? Além de possuirmos diversos terrenos em diversos bairros e cidades, possuímos os profissionais exatos para transformar o seu sonho em realidade.

Entre em contato e saiba mais!


31 respostas para “Financiamento CAIXA: Compra de terreno + Construção”

  1. Paulo disse:

    Boa noite, gostaria de saber a disponibilidade de lotes na cidade de Jataí
    Sou construtor e necessito de lotes.

  2. Leonardo disse:

    No caso de optar por essa modalidade, quando começo efetivamente a pagar as parcelas do financiamento da caixa? Logo no início das obras ou some te após a entrega da obra completa. Porque eu moro de aluguel no momento, e muito me interessa essa modalidade caso permita essa possibilidade, pois a grande questão seria pagar aluguel e + parcelas do financiamento.

    • Grupo Lírios disse:

      Olá Leonardo Você só começará pagar o financiamento depois que a obra for terminada, isto é uma característica importante. Ou seja, começa-se a contar o prazo de pagamento do financiamento, quando tudo estiver pronto e todo o dinheiro tiver sido liberado e usado efetivamente na obra;

  3. Luciana disse:

    Boa noite! Pode ser feita essa modalidade de financiamento de terreno + construção em qualquer terreno que eu escolher, que estiver à venda?

    • Grupo Lírios disse:

      Olá Luciana, é possível sim, em qualquer terreno que esteja disponível para venda! Aproveite para conferir os terrenos disponíveis em nossa imobiliária : wwww.vendas.grupolirios.com.br

  4. Cristiano disse:

    Olá eu estou tentando fazer essa modalide de financiamento em Curitiba mas não encontro os terrenos para adquirir pois os corretores falam que tem documentos mas não dá financiamento, quais os tipo de terrenos que podem ser feito terreno e construção pela caixa ?

    • Grupo Lírios disse:

      Olá Cristiano no caso de financiamento do lote, ele precisa cumprir alguns requisitos como: o bairro deve ter toda infraestrutura pronta para construir imediatamente e o tamanho do terreno deve ser o mínimo padrão definido pelo plano diretor da cidade. Além disso, o terreno deve estar com toda documentação em dia para que o banco libere o crédito para compra.

  5. Leonardo disse:

    É possível o uso do FGTS para aquisição de terreno e construção de imóvel, sendo que o comprador já tem um imóvel no nome?

    • Grupo Lírios disse:

      Não é possível Leonardo. Esse é um dos pré-requisitos para utilização do FGTS: Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, cessionário, usufrutuário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção

  6. Flávio disse:

    Boa tarde,
    Depois de liberado, demora pra fazer o pagamento ao dono do terreno?

    • Grupo Lírios disse:

      A Caixa recebe e analisa a sua documentação, e, após a aprovação do seu cadastro, mostra para você as condições permitidas para a compra do seu terreno, como, por exemplo, possibilidade de usar o FGTS, o valor de financiamento, a prestação e o prazo para pagar, assim como o prazo para recebimento do financiamento em conta.

  7. Leonardo disse:

    Olá boa tarde aí no caso a caixa financia até a mão de obra dos pedreiros

  8. Waner disse:

    É possivel construir casa geminada nessa modalidade?

    • Grupo Lírios disse:

      Olá, somente após a análise de documentos e aprovação do cadastro, a CAIXA informa as condições permitidas para a construção do seu imóvel no local desejado.

  9. Fabio disse:

    Estou adquirindo um terreno onde ainda não tem planta aprovada. Consigo essa modalidade de financiamento ou preciso ter a planta aprovada?

    • Grupo Lírios disse:

      Olá Fábio, no caso de financiamento do lote, ele precisa cumprir alguns requisitos como: o bairro deve ter toda infraestrutura pronta para construir imediatamente e o tamanho do terreno deve ser de no mínimo 180m². Além disso, o terreno deve estar com toda documentação em dia para que o banco libere o crédito para compra.

  10. Thaigo disse:

    Precisa dar uma entrada? E qual o valor máximo para a construção
    ??

    • Grupo Lírios disse:

      Olá Thiago! Sim. É preciso dar até 30% do valor de entrada. Já o valor máximo para a construção é definido pela sua renda, pois a prestação não pode ser maior que 30% da renda familiar mensal bruta.

  11. Thaigo disse:

    Precisa dar uma entrada? E qual o valor máximo da construção

  12. Leonardo disse:

    O tamanho do terreno quem limita é a lei de cada município? No meu município não pode ter terreno com menos de 125m2, ou é padrão da caixa 180m2 o tamanho mínimo do terreno para financiar?

  13. Rômulo disse:

    Boa noite! É possível financiar um lote no qual já há uma casa em construção (fase de acabamento)? O proprietário tem a escritura do lote, não tem da casa ainda pois não finalizou a obra e decidiu vender.

    • Grupo Lírios disse:

      Olá Rômulo, você precisa conversar com o pessoal da Caixa e explicar que algumas etapas já foram concluídas e que você precisa do financiamento para aquisição do terreno e construção das etapas seguintes. Se eles derem sinal positivo, então você deve conversar com o engenheiro para adequar o projeto e dizer o que está pronto quais as etapas falta em concluir. Naturalmente que a Caixa fará toda avaliação da documentação, das etapas concluídas e das que faltam concluir e poderá aprovar ou não o financiamento. Acredito que seja um pouco mais complicado do que se a construção da sua casa não tivesse iniciado, mas não custa consultar a Caixa que poderá dar atenção ao seu caso.

  14. Liziane disse:

    O valor do terreno é pago integralmente ou só até o limite máximo de de 80%?
    Por exemplo, um terreno no valor de 200.000,00 e a construção no valor de 200.000,00. No caso seria financiado 80%, ou seja 320.000,00. Pode ser pago os 200.000,00 para o dono do terreno (100%) e 120.000 para a construção? Desde já agradeço.

  15. Leticia disse:

    É possível financiar apenas o terreno sem a construção?

    • Grupo Lírios disse:

      Olá Leticia! Através da Caixa Econômica Federal, somente o terreno e a construção mas no Grupo Lírios você pode financiar seu terreno em até 180x,sem burocracia.

Deixe uma resposta