Últimas Notícias


Financiamento CAIXA: Compra de terreno + Construção

publicado por Grupo Lírios  |   postado em 3 de novembro de 2019


financiamento da caixa

Se você está pensando em fazer um financiamento imobiliário, fique tranquilo, ele não é um bicho de 7 cabeças, mas sem o devido acompanhamento, ele pode se tornar…

Por isso, para lhe auxiliar, criamos este artigo para sanar a maioria das suas dúvidas em relação ao financiamento para compra de terreno e construção.

Então se você quer saber como agir de forma simples, direta e efetiva, continue lendo este artigo. Ele lhe dará uma ótima orientação de como iniciar o caminho para realizar a compra da sua casa própria.

 

O que é o Financiamento da Caixa para aquisição de terreno e construção?

Esse tipo de financiamento ajuda você a comprar o seu terreno e construir sua moradia. A grande vantagem deste financiamento é que você pode usar o seu FGTS como parte do pagamento. Este serviço é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.

Caso você esteja querendo saber mais, é só utilizar o simulador que tem no site da Caixa Econômica. Ele indica quais as melhores opções de acordo com o seu perfil e orienta você na decisão para escolher o melhor financiamento. Basta ver qual se encaixa com o seu padrão e iniciar a conquista da casa própria!

 

Quem pode fazer o financiamento?

Antes de falarmos quem pode fazer o financiamento, nossa pergunta é: qual a sua capacidade para este financiamento? Com base nessa informação, você pode obter a real resposta através da simulação feita pelo site da Caixa Econômica.

Ao usar o simulador da Caixa Econômica você deve responder um questionário para gerar o valor máximo de crédito possível para a aquisição do imóvel. Essas informações deverão estar corretas, pois determinarão o seu potencial financeiro para se comprometer com o crédito imobiliário.

Os critérios para a obtenção de financiamento imobiliário junto à Caixa Econômica são:

– Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;

– Ser brasileiro ou possuir visto permanente no país;

– Possuir capacidade civil e de pagamento;

– O seu nome não pode estar em cadastros de devedores, como SERASA;

– A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;

– A garantia do financiamento é a alienação fiduciária do imóvel, ou seja, o imóvel é dado como garantia de pagamento ao financiamento feito com a CAIXA. Em caso de inadimplência, a CAIXA pode tomar o imóvel para quitar o saldo devedor.

 

Como falamos anteriormente, você poderá usar o seu FGTS como parte do pagamento e poderá financiar até 90% do valor do terreno, para pagar em até 35 anos. Também é muito importante ressaltar que depois de iniciado o processo de financiamento, não existe possibilidade de uma pausa, você poderá desistir, mas o valor investido não será ressarcido.

 

Encontrando o imóvel ideal

Neste tópico, já vamos supor que o seu financiamento foi aprovado. Ao chegar nessa etapa, procure a ajuda de um corretor habilitado e dê início ao processo de busca de um terreno, dentro dos critérios estabelecidos previamente pelo seu perfil – limite de valor, localização, entre outros –.  Para não haver contratempos, pesquise sobre o profissional para obter boas referências.

Ao concluir toda a documentação, e ao assinar o contrato, você deve decidir se contratará uma empresa que será responsável pela construção ou se você mesmo administrará a contratação de mão de obra e compra dos materiais.

 

Como funciona o repasse de dinheiro da CAIXA no processo da construção e aquisição do lote?

Após definir os processos que citamos acima e tudo estando ok, a liberação do dinheiro ocorre da seguinte maneira:

1º) à vista: pagamento do dinheiro do terreno diretamente na conta do vendedor;

2º) 1º parcela: pagamento da primeira parcela do financiamento da construção quando a primeira etapa estabelecida pelo seu engenheiro estiver concluída;

3º) 2º parcela: da mesma forma da 2º;

4º) 3º parcela: da mesma forma da 3º.

Caso a sua obra necessite de mais de 03 etapas (meses de obra) ela terá mais parcelas.

 

Após conferir esses processos e etapas, que tal fazer uma visita a Lírios Imobiliária e conhecer nossas opções de lotes? Além de possuirmos diversos terrenos em diversos bairros e cidades, possuímos os profissionais exatos para transformar o seu sonho em realidade.

Entre em contato e saiba mais!


Deixe uma resposta