Últimas Notícias


Imóveis para recém-casados: Saiba como comprar o ideal

publicado por Grupo Lírios  |   postado em 20 de dezembro de 2019


anúncio-330x332px-2

Escolher o local ideal para chamar de lar pode ser uma tarefa bem difícil. Afinal de contas, são muitos os fatores que devem ser analisados. Quando se trata de imóveis para recém-casados, essa missão pode ficar ainda mais complexa.

Isso porque o imóvel deverá atender às necessidades de duas pessoas, que podem estar vivendo sob o mesmo teto pela primeira vez. Por isso, para evitar desentendimentos, os moradores devem saber o que avaliar antes de se mudarem.

Dessa forma, o que é preciso fazer para começar a vida de recém-casados com tranquilidade e sem problemas financeiros? Leia este artigo para descobrir, pois daremos aqui algumas dicas valiosas para você acertar na compra do imóvel para recém-casados. Vamos lá!

 

O que considerar?

Comprar um imóvel é um dos investimentos mais certeiros que podemos fazer na vida, afinal, estamos falando de um bem durável e com potencial de valorização. Porém, é preciso ter alguns cuidados para não agir por impulso e acabar por escolher mal a propriedade ou, pior, acabar por gerar dívidas. Veja, a seguir, o que considerar.

 

1 – Analise a sua renda e se planeje financeiramente

Um erro cometido por muitos casais é querer “abraçar o mundo” de uma só vez. Ou seja, acabam extrapolando seus gastos logo no início da vida a dois sem fazer um planejamento financeiro adequado. Como consequência, acabam se endividando demais. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, junte-se com seu cônjuge e avalie o quanto vocês podem gastar mensalmente com habitação.

O ideal é que esse valor nunca ultrapasse 20% da renda de cada um dos indivíduos. Caso vocês optem pelo aluguel antes da compra de um imóvel, essa mesma proporção deve ser levada em conta. Entretanto, pagar aluguel enquanto economiza dinheiro para comprar um apartamento pode se tornar inviável em alguns casos. Afinal, fazer isso pode exceder o valor estabelecido para a negociação do imóvel próprio. De qualquer forma, considere com cautela qual das opções é a mais confortável financeiramente para o casal.

 

2 – Pense no tamanho ideal do apartamento

É comum que um apartamento para recém-casados possua de 60 a 85 metros quadrados. Além disso, áreas de lazer e cozinhas com projetos diferenciados são os queridinhos dos casais. Entretanto, é importante pensar a médio e longo prazo na compra do apartamento do casal, afinal, é um investimento de 30 anos. Por isso, já pense na possibilidade de aumento da família e, caso seja vontade do casal ter filhos, comprar o apartamento com ao menos um quarto a mais.

 

3 – Analise a localização

Você gosta do bairro? Ele oferece praticidade e conforto à sua vida? Você se imagina criando seus filhos nesse local? Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas de forma sincera.

Como se trata de um imóvel para recém-casados, é fundamental que ambos concordem com a localização. Portanto, evite omitir sua opinião.

Alguns critérios ajudam a escolher a localização, como:

– Proximidade com o local de estudo ou trabalho;

– Variedade e qualidade de linhas de transporte público;

– Segurança;

– Opções de compra;

– Custo de vida etc.

 

4 – Considere a valorização

Comprar um imóvel é investir. Lembre-se de que vocês (o casal) poderão vendê-lo para fazer um novo investimento, se assim quiserem. Por isso, converse com moradores antigos do bairro para entender se houve uma valorização dos imóveis da região.

Vale conversar com comerciantes locais, pedir a ajuda dos corretores, perguntar para os futuros vizinhos etc. Algumas áreas aguardam obras de infraestrutura ou investimentos privados. Fique atento, pois essas possibilidades valorizam muito o seu investimento.

 

Como vimos neste artigo, são muitos os pontos que devem ser pensados na hora de escolher os imóveis para recém-casados. Não negligencie esses cuidados, pois eles podem livrar a sua vida de aborrecimentos.

 

Gostou desse tema? Que tal conferir nossos outros artigos? Possuímos diversos temas e vários deles serão perfeitos para você. Confira!


Deixe uma resposta