Últimas Notícias


O IPTU chegou. E agora?

publicado por Grupo Lírios  |   postado em 24 de abril de 2019


LUR001519A-Posts-e-Stories-iptuSite-2000x758

Desde o começo do ano, os contribuintes de todas as cidades do Brasil estão recebendo em suas residências os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, o famoso IPTU.
Se você tem dúvidas sobre as formas de pagamento, datas de vencimento ou sobre como conseguir desconto no seu imposto, este artigo foi feito para você! Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o IPTU.

Em quantas vezes posso parcelar o IPTU?

O IPTU pode ser feito em até 12 vezes,conforme a prefeitura, com pagamento ao longo do ano de exercício do imposto. Este pode ser feito em bancos conveniados, casas lotéricas, caixas eletrônicos, depósito ou através do app do seu banco.

Vale a pena pagar à vista?

Com certeza. Nesta modalidade de pagamento, é possível obter descontos. Vale lembrar que algumas prefeituras oferecem descontos superiores a 10%.

O carnê não chegou na minha casa. O que eu faço?

Não receber a guia de recolhimento do IPTU dentro do prazo não quer dizer que está livre de pagar o imposto. Nesse caso, você precisa pedir a emissão da 2ª via do boleto na subprefeitura mais próxima ou imprimi-lo pela internet. Caso precise, nossos colaboradores também podem ajudá-lo via telefone ou e-mail.

Para isso, você deverá ter em mãos o número de cadastro do imóvel, impresso no carnê do IPTU. Se você tem uma guia antiga do imposto, poderá encontrá-lo na mesma. Vale ressaltar que se houver atraso no pagamento, juros e multas poderão ser aplicadas. Programe-se!

Como saber se sou isento do pagamento?

É importante checar os casos de isenção. No geral, aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS não precisam pagar IPTU. Além destes, a maioria das prefeituras possui um valor venal mínimo definido para que o imóvel tenha a incidência do imposto.
Imóveis cedidos ao governo ou de posse de entidades governamentais estrangeiras, entidades culturais, organizações sem fins lucrativos e agremiações esportivas, também podem ser isentos. Vale a pena checar junto à sua prefeitura se seu imóvel se enquadra em uma destas categorias.

Não deixe para a última hora! Informe-se e programe o pagamento do seu IPTU o quanto antes. Ainda tem dúvidas? Procure um de nossos escritórios e converse com um consultor Lírios.


Deixe uma resposta