Últimas Notícias


Projeto suspende mensalidades do Minha Casa, Minha Vida durante pandemia

publicado por Grupo Lírios  |   postado em 20 de junho de 2020


Projeto suspende mensalidades do Minha Casa, Minha Vida

A pandemia da covid-19 vem causando graves repercussões na ordem econômica e financeira do país. Uma parte da população está forçada ao isolamento social, por ser considerada a mais eficaz medida preventiva contra o novo coronavírus, setores como produção e comércio estão sofrendo as consequências. Trabalhadores foram demitidos em massa, provocando uma diminuição no poder de compra do brasileiro. 

Diante deste cenário, algumas medidas no campo econômico estão sendo tomadas com o objetivo de aliviar o bolso de famílias e empresas durante a pandemia. Um dos projetos é a suspensão das mensalidades do financiamento imobiliário que têm iniciativa do Governo Federal, o Minha Casa Minha Vida. Continue acompanhando este artigo e saiba como essas providências podem dar aquela ajudinha no seu orçamento!

Suspensão das mensalidades durante a pandemia por dois meses

Como já falamos, os clientes da Caixa Econômica Federal que possuem financiamento por meio do Minha Casa Minha Vida, podem fazer solicitação da pausa nas mensalidades por dois meses, e contempla tanto pessoas físicas, quanto jurídicas. A medida já foi aprovada e foi anunciada no mês de março, para se enquadrar no projeto, as prestações precisam estar em dia, ou no máximo dois meses de atraso. Os valores das parcelas serão acrescidos no saldo devedor sem cobrança de juros ou mora. Só não poderá solicitar o benefício quem já utiliza o FGTS para reduzir o valor das prestações mensais.

Me encaixo nas regras, como faço para participar? Para pessoas físicas, basta acessar o Aplicativo Habitação Caixa, preencher os dados e realizar a solicitação. A Caixa também disponibiliza o WhatsApp 0800-726-8068 como canal de atendimento, e o Telesserviço através dos números: 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7.

Para empresas, o cliente pessoa jurídica deverá entrar em contato com o seu gerente. 

Projetos de suspensão das mensalidades em andamento 

Algumas medidas ainda estão em tramitação, como é o caso do Projeto de Lei 795/20, que pretende suspender o pagamento das prestações do Minha Casa Minha Vida enquanto o país estiver em período de calamidade pública por conta da pandemia do novo coronavírus, sendo prorrogado por mais 90 dias após o término. 

Outra proposta que também tramita na Câmara dos Deputados é a PL1272/2020, que estabelece a pausa no pagamento das mensalidades de financiamento imobiliário do programa Minha Casa Minha Vida por 12 meses. O argumento é que em razão a pandemia provocada pelo covid-19, muitas pessoas estão perdendo seus empregos e diminuindo sua renda. 

São muitos os desafios neste momento em que vivenciamos e essas medidas podem auxiliar a sociedade a superar este momento de crise.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado e continue nos acompanhando para ficar por dentro de mais notícias do mercado imobiliário!


Deixe uma resposta